terça-feira, 6 de maio de 2008

Salto Veloso (SC) é destaque em Brasília



O prefeito de Salto Veloso, Claudemir Cesca, foi homenageado durante a realização da XI Marcha dos Prefeitos realizada na última semana em Brasília. Ele recebeu um prêmio pelo bom desempenho no Índice de Responsabilidade Fiscal Social e de Gestão dos Municípios (IRFS) nos anos de 2004, 2005 e 2006. O estudo foi feito pela equipe técnica da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e visa estimular o comprometimento dos municípios nas áreas social, fiscal e de gestão.
Cesca diz que recebe o prêmio com muita emoção, com um sentimento de orgulho por trazer um importante reconhecimento como este para Salto Veloso. Ele conta que dez prefeitos de cada estado receberam a homenagem e que se sente com o dever cumprido pelo fato de as responsabilidades assumidas estarem sendo efetuadas.
Além da gestão fiscal, outros 15 indicadores foram levados em conta para que se chegasse aos prefeitos premiados. Dentre eles estão a situação da educação, com atenção para a merenda escolar, por exemplo, e a saúde em setores como vacinação e atendimento à população.
Outro fator analisado foram os gastos com a Câmara de Vereadores e com folha de pagamento dentre outros que receberam notas e posteriormente foram somadas para destacar Salto Veloso como quarto município de Santa Catarina e 22º em termos de Brasil.
De acordo com Cesca, ações como esta coloca o município em destaque em nível nacional pelo bom desempenho do poder público e vem ao encontro de tudo aquilo que foi feito e continua sendo desenvolvido através de uma equipe bem estruturada pela municipalidade.
Os cinco municípios mais bem colocados em 2004 foram São José do Hortêncio (RS), Poços de Caldas (MG), Rio das Ostras (RJ), Mariana Pimentel (RS) e Cerquilho (SP). Em 2005 foram Loanda (PR), São Sebastião do Oeste (MG), Cerquilho (SP), Tupandi (RS) e São Marcos (RS).
Durante a Marcha cerca de 500 prefeitos caminharam em direção ao Congresso Nacional na noite do dia 15 de abril, como parte da programação do evento, que teve ainda um encontro entre os prefeitos e suas bancadas federais para apresentar as reivindicações do movimento municipalista.
INTERCÂMBIO
Cesca diz que durante a Marcha foi possível buscar a troca de experiência entre os colegas prefeitos em Brasília. Porém a tônica das discussões, segundo ele, se firmou na questão de buscar uma condição igualitária entre as cidades perante o Governo federal, onde muitos deles possuem dificuldades de recursos, enquanto outros possuem grandes quantias disponíveis.
Cesca avalia que esta não é uma tarefa fácil, já que a Reforma Tributária é uma questão que compreende várias mudanças e vários setores e por isso é uma transformação gradativa. Porém admite que as cidades que possuem boas receitas dificilmente perdem estes valores, enquanto os que mais sofrem com a falta de arrecadação buscam estas melhorias com muita dificuldade.
Isso tudo, conforme ele, ainda vai demandar muito tempo de discussão para se chegar a um termo comum. Contudo, acredita que a luta precisa continuar também no sentido de solucionar, pelo menos em parte, os anseios desses municípios.
O EVENTO
A Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios é o principal evento do municipalismo brasileiro e busca uma reflexão acerca de questões que influenciam diretamente o dia-a-dia dos municípios e sua comunidade, como Saúde e Educação. Durante sua realização são debatidos o Financiamento e Gestão da Saúde Pública, o Papel dos Legislativos Municipais, além das Reformas Tributária e Política.
A Marcha reúne anualmente cerca de quatro mil pessoas, entre prefeitos, secretários municipais e vereadores, afora senadores, governadores, parlamentares estaduais e federais, ministros de Estado, cujo evento é aberto pelo presidente da República. Ela teve início em 1998, quando cerca de mil chefes de Executivo estiveram em Brasília para reivindicar melhorias.
Cesca recebeu prêmio durante a Marcha dos Prefeitos.


Fonte: Jornal A Coluna de Videira


Claudemir Cesca, do Grupo Masavel de Salto Veloso e amigo, gostaria de nesse espaço parabenizá-lo. è de políticos assim que o PAÍS precisa, não tão somente o município de Salto Veloso. Parabéns.


Um comentário:

1234 disse...

isso que é prefeito valeu claudemir pelos 8 anos que voce com muita gara lutou por salto veloso.salto veloso tem orgulho de ter voce na adeministração