sexta-feira, 30 de maio de 2008

Edmundo e os penaltis


Cobrança de pênalti. Talvez este seja o fundamento que mais marcou negativamente a brilhante carreira do atacante Edmundo. Em algumas vezes que o Animal foi exigido, ele acabou não correspondendo às expectativas. Foi o que aconteceu nesta quarta-feira, na eliminação para o Sport na disputa por pênaltis, em São Januário. Depois de marcar o gol que garantiu a vitória do Vasco por 2 a 0, ele desperdiçou a cobrança e o Gigante da Colina ficou fora da final. Mas esta não foi a primeira vez.

2000 Edmundo perde um pênalti no Mundial de Clubes e o Vasco termina como vice-campeão daquele ano em que o Corinthians levantou a taça. Depois do Mundial ele acabou se transferindo para o Santos, onde voltou a errar uma cobrança de pênalti no Campeonato Brasileiro daquele ano. E o adversário era o próprio Vasco.

2001 O Animal voltou a perder um pênalti contra o Vasco no Campeonato Brasileiro. Desta vez vestindo a camisa do Cruzeiro. O Gigante da Colina venceu o jogo por 3 a 0 e Edmundo abandonou a Raposa logo após da partida.

2006 Novamente em um Campeonato Brasileiro Edmundo falhou contra o Gigante da Colina e seu time foi derrotado por 3 a 0. Desta vez o Palmeiras foi quem sofreu com a falta de pontaria do atacante.

2007 Sem ter o Vasco envolvido, o Palmeiras sofreu mais uma vez com o erro do atacante. Na primeira fase da Copa do Brasil o Palmeiras foi para a disputa de pênaltis contra o Ipatinga e o Animal desperdiçou a oportunidade de classificar o Verdão para as oitavas-de-final. No final o Palmeiras perdeu por 4 a 3 na disputa.

2008 Na sua reestréia com a camisa do Vasco, Edmundo foi para o jogo decisivo da Taça Guanabara e, quando o jogo ainda estava empatado em 1 a 1, Morais sofreu pênalti. A torcida gritou o nome do atacante e ele foi para cobrança. O jogador bateu mal e o Cruzmaltino acabou derrotado por 2 a 1 na semifinal. A competição mudou, mas o drama de Edmundo não. Depois de marcar um gol aos 45 minutos e levar a semifinal contra o Sport para a disputa de pênaltis, o Animal desperdiçou sua cobrança e a chance de levar o Vasco à final da Copa do Brasil.


Na quinta-feira após a derrota para o Sport nos penaltis, a consciência de Edmundo ficou pesada demais após mais uma cobrança de pênalti desperdiçada na carreira e a conseqüente eliminação do Vasco na Copa do Brasil, o Animal apareceu em São Januário com a cabeça raspada e anunciou que não joga mais futebol.
Eurico Miranda por ora disse que Edmundo fica no clube até o fim do contrato e nesta sexta-feira o Animal já treinou em São Januário.


Fonte: Lancenet e Globoesporte

Nenhum comentário: