segunda-feira, 26 de maio de 2008

Após veto em BH, PT libera aliança com PSDB em outras cidades



Após vetar por duas vezes a aliança com o PSDB nas eleições municipais em Belo Horizonte, a cúpula do PT aprovou nesta segunda-feira a aliança com partidos de oposição em uma capital (Palmas-TO) e outras cidades com mais de 200 mil habitantes, consideradas estratégicas para o partido. Entre essas “permissões”, dadas pela Comissão Executiva Nacional da legenda, encontram-se casos parecidos com o da capital mineira, onde a aliança com o PSDB tem provocado polêmica entre os petistas. Em São Vicente (SP), por exemplo, foi aprovada a aliança com democratas e tucanos.
A cúpula não aprovou nenhuma coligação em que o candidato a prefeito seria do PSDB, DEM ou PPS - com exceção de Montes Claros, onde o prefeitos Athos Avelino, do PPS, foi eleito com o apoio dos petistas. Porém, foi dado aval para diversas chapas em que legendas oposicionistas ocupam até a candidatura de vice-prefeito.
“Aquilo que não estava com o PSDB ou o DEM na cabeça de chapa [o candidato a prefeito] foi aprovado. Eles [petistas mineiros] dizem que Belo Horizonte poderia ser um caso idêntico, o problema é que os outros casos não tiveram a visibilidade, não tiveram o dedinho, o desejo e o anseio de Aécio Neves [governador de Minas gerais, do PSDB]”, avaliou a líder do PT no Senado, senadora Ideli Salvatti, integrante da Executiva Nacional.

Confira abaixo os municípios nos quais foram aprovadas coligações do PT com partidos de oposição:

- Linhares (ES): aliança com PSDB
- Montes Claros (MG): aliança com PPS
- Cáceres (MT): aliança com DEM, PPS e PSDB
- Nova Friburgo (RJ): aliança com PSDB
- Nova Iguaçu (RJ): aliança com PSDB
- Canoas (RS): aliança com DEM
- Criciúma (SC): aliança com PSDB
- Itajaí (SC): aliança com PSDB
- Guarujá (SP): aliança com DEM
- São Vicente (SP): aliança com DEM e PSDB
- Araguaína (TO): aliança com PSDB
- Palmas (TO): aliança com PPS

Fonte:

Nenhum comentário: