segunda-feira, 12 de maio de 2008

Golf


Volkswagen Golf é um automóvel fabricado pela Volkswagen. Foi lançado no mercado europeu em 1974.
O Golf é, atualmente, o carro de maior sucesso na história da Volkswagen, superando até o mítico Volkswagen Fusca/Volkswagen Carocha, carro que substituiu na Europa na década de 70.
O nome Golf é alusivo ao desporto, como o carro, que sugere não somente a desportividade, mas também o requinte.
Após o sucesso inicial do Golf no mercado europeu, veio a segunda geração na década de 80. Dotada de injecção electrônica Bosch K-Jetronic (CIS), não demorou até aparecer o primeiro GTI. Com motor 1.8 16v, o carro desenvolvia 139 cv na versão europeia e 129 no mercado norte-americano.
A terceira geração foi lançada em 1991. No Brasil foram comercializados os modelos GLX (2.0) e GL, além do GTI (2.0 também) e o VR6 2.8. O GTI 2.0 16v não foi vendido no país. Na Europa, para além dos motores diesel, era possível encontrar também um motor 1.4, um 1.6 GT com cerca de 100 cv e um 1.8 GTI.
O Golf sofreu mais uma metamorfose chegando a sua quarta geração em 1998. No mercado brasileiro ainda permanece disponível com motores 1.6, 2.0 e 1.8 turbo de 20 válvulas (193 cv), este para o GTI.
Na Europa, já está em produção a quinta geração, lançada ao fim de 2003. Conta com inovações como injeção directa de combustível, designada por FSI. Essa nova geração não tem previsão para chegar ao Brasil. Em Portugal já são comercializados com esta tecnologia o 1.4 GT de 170 cv e o 1.4 de 140 cv.
O Jetta, modelo derivado do Golf I, foi designado na geração seguinte de Vento é depois designado de Bora(na Europa), que era a sua nomenclatura original. É no fundo um Golf de três volumes, isto é, distingue-se claramente a frente, o habitáculo e a mala. Neste modelo a estética frontal e traseira são distintas, mas a tecnologia é a mesma.
A Volkswagen apresentou na China o Golf geração IV re-estilizado. Com o nome de Bora HS, o modelo ganhou vincos no capôt, que passam pela grade dianteira, pára-choque e entrada de ar, formando o V que se tornou uma identidade mundial da marca. Na traseira, as lanternas ganharam elementos circulares e o pára-choque foi redesenhado.
No Brasil a re-estilização apresentada em 2007 seguiu estilo próprio, diferente do alemão e do chinês. Com 193 cv, o GTI é hoje o carro mais potente fabricado e vendido no Brasil.
A VW lançou recentemente um modelo desportivo de série limitada, derivado do GTI, que é o Golf GTI 30 Edition. Este tem 230 cv e algumas alterações estéticas em relação ao mítico GTI.
Os motores diesel volkswagen, que sempre foram conhecidos e apreciados por serem robustos e económicos, apareceram logo com a primeira versão do golf, primeiro com 1500cc de capacidade e 50cv e mais tarde com 1600cc e 54cv, tendo este ultimo uma versão turbo com 70cv, o primeiro gtd, com muitas semelhanças ao já existente gti. Este motor 1600cc passou para a geração seguinte mk2 sem mudanças significativas, tendo sido apenas acrescentada uma versão gtd com maior pressão no turbo que produzia cerca de 82cv. Mais tarde com a geração mk3 os 1600cc foram abandonados e instalados motores 1900cc mais modernos e potentes, muito semelhantes aos 1900cc tdi que são instalados hoje em dia na geração mk5.

Nenhum comentário: