sexta-feira, 18 de julho de 2008

Nomes famosos

Como surgiram determinados nomes famosos de grandes empresas, algumas histórias curtas, outras menores, mas serve para termos uma noção dos fatos.
Yahoo! - A palavra foi inventada por Jonathan Swift e usada no seu livro as Viagens de Gulliver. Ele representa uma pessoa que é repulsiva na aparência e ação e com bom coração, Yahoo! (algo como brutamontes). Os fundadores Jerry Yang e David Filo escolheram o nome porque eles se consideraram yahoos.
Xerox - A palavra grega "xer" significa seco. O inventador, Chestor Carlson, denominou o seu produto Xerox por ser uma cópia seca, diferentemente do concorrente que fazia, até então cópia molhada.
Sun Microsystems - Fundado por quatro amigos da Universidade de Stanford, o Sun é a abreviação de Stanford University Network.
Sony - Da palavra latina 'sonus', que significa som, e 'sony' uma gíria usada por Americanos para referir-se a uma criança brilhante, algo como ´filhinho´.
Motorola - O fundador Paul Galvin resolveu assimir esse nome quando a sua companhia começou a fabricar rádios de carros. A companhia, na época era chamada Victrola.
Microsoft - Bill Gates deu esse nome para representar a companhia que foi criada para dedicar-se à MICROcomputer SOFTware (software para microcomputador). Micro-soft originalmente batizado, o '-'foi retirado mais tarde.
Intel - Bob Noyce e Gordon Moore quiseram denominar a sua nova companhia 'Moore Noyce' mas já existia uma cadeia de hotéis com esse nome, portanto eles tiveram de concordar com as siglas de INTegrated ELectronics (Eletrônica Integrada).
Hotmail - O fundador Jack Smith imaginou a idéia de acessar o correio eletrônico via web de um computador em qualquer parte do mundo. Quando Sabeer Bhatia surgiu com o plano de negócios, ele tentou todas as espécies de nomes que terminam com 'mail' (correio) e finalmente concordou com Hotmail. Juntamente com o 'mail', ele incluiu "html" - a linguagem de programação usada para escrever páginas da Web. Foi inicialmente chamado de HoTMaiL, assim mesmo, com as letras em destaque.
Google - O nome Google foi escolhido por causa da expressão googol, que representa o número 1 seguido de 100 zeros, para demonstrar assim a imensidão da Web.A expressão googol surgiu de um fato um tanto curioso, o matemático Edward Kasner questionou o seu sobrinho de 8 anos sobre a forma como ele descreveria um número grande - um número realmente grande: o maior número que ele imaginasse. O pequeno Milton Sirotta emitiu um som de resposta que Kasner traduziu por "googol".
Apple Computers - Fruta favorita do fundador Steve Jobs. Ele começou a chamar a companhia de Apple, e disse aos seus colegas que se não sugerissem um nome melhor dentro de 5 horas, estaria decidido.
Adobe - O nome veio do rio Adobe Creek que corria atrás da casa do fundador John Warnock.

Nenhum comentário: