sábado, 26 de julho de 2008

Cem Anos do FBI


O Federal Bureau of Investigation (FBI), em português Escritório Federal de Investigação, é o órgão federal dos Estados Unidos sem correspondente no Brasil. Comumente é comparado de forma errônea a Polícia Federal brasileira, entretanto, as atribuições de ambos são completamente distintas. Sua sede se localiza em Washington.
O Federal Bureau of Investigation foi criado em 26 de julho de 1908 pelo Promotor Público Charles Joseph Bonaparte, no governo de Theodore Roosevelt. O nome inicial do órgão foi "Bureau of Investigation (BOI)", sendo que a partir de 1935, passou a ter o nome atual. A polícia federal dos Estados Unidos conta hoje com trinta mil funcionários e atua em sessenta países.
Ganhou fama mundial a atuação do diretor J. Edgar Hoover, de 10 de maio de 1924 a 1972, e, portanto, durante 48 anos. No entanto, após a morte de Hoover, o prazo do mandato de diretor foi reduzido a um máximo de dez anos. O diretor atual é Robert S. Mueller III, desde setembro de 2001.



Obs: Em meu blog publico notícias brasileiras com exclusividade, porém não é todo dia que uma agência de investigação completa um centenário.

Nenhum comentário: