terça-feira, 29 de julho de 2008

Concórdia 74 anos


Concórdia município brasileiro do Estado de Santa Catarina, fundado por colonizadores provenientes do Rio Grande do Sul, principalmente descedentes de italianos e alemães que haviam imigrado para o Brasil no século XIX. Concórdia é o pólo da microregião do Alto Uruguai Catarinense, meio-oeste de Santa Catarina, sendo a maior cidade desta região do estado. Fica à aproximadamente 480 km da capital Florianópolis.
Concórdia possui cerca de 67.257 habitantes, conforme o contagem do IBGE de 2007. O município tem uma extensão territorial de 797 km².O município de Concórdia é banhado por dois grandes rios: O Uruguai e o Jacutinga. O Jacutinga que fica bem próximo à cidade, é um rio grande e limpo, é nesse rio que a CASAN (companhia Catarinense de Águas e Saneamento) capta a água que é distribuída na cidade. Já o Rio Uruguai, que também fica à poucos km da cidade, com a contrução da Usina Hidrelétrica de Itá, se tranformou num enorme lago, que margeia praticamente todo o município de Concórdia, na divisa com o Rio Grande do Sul. Este lago possui mais de 80 km de extenção, com uma profundidade de mais de 70 metros e uma largura média de mais de 500 metros.
Sua Bandeira é composta por três listras verticais, das quais são vermelhas as laterais e verde a listra central. Também há um triangulo branco centralizado na mesma, com o brasão da cidade no centro deste.A colonização de Concórdia, como a do Meio Oeste e Oeste de Santa Catarina, passou a ser intensificada após a Guerra do Contestado, especialmente nos anos de 1920 e 1930. Nesta época os governos estadual e federal estimularam a venda de pequenas propriedades rurais aos colonos gaúchos. Até então, a região era habitada somente por caboclos.
A denominação "Concórdia" deveu-se em função de ter sido assinado aqui o acordo de paz para o fim da Guerra do Contestado, que aconteceu no início do século passado.
Devido ao grande crescimento, diversas etnias podem ser encontradas em Concórdia, mas sua população mantém as características originais, sendo predominantemente descendente de italianos e alemães.

A economia de Concórdia se concentra na indústria e comércio que são muito fortes e atendem toda a região, também na agropecuária, com a criação de suínos e aves e plantações de milho e soja em minifúndios.A região de Concórdia é sede de algumas das maiores empresas frigoríficas do país. A Sadia surgiu e tem sua matriz em Concórdia-SC. No início, a empresa denominava-se Sociedade Anônima Concórdia. O nome SADIA, surgiu da junção do "S" de Sociedade, "A" de Anônima e "DIA" de Concórdia.
Na área de informática, possui igualmente potencial de expansão. Há experiências bem sucedidas de empresas locais, sediadas em Concórdia, que exportam para dois continentes (Europa e África), aliada à marca “Santa Catarina”, Estado que é pólo nacional nessa área e conhecido nacional e internacionalmente pela qualidade dos serviços e produtos em tecnologia de informação. Existe uma cooperativa concordiense das empresas de informática, a COOPERSOFT.
Concórdia é a cidade pólo de uma grande região, composta por municípios catarinenses e gaúchos, por isso muitas pessoas vem para a cidade em busca de emprego, estudo ou simplesmente para fazer compras no comércio local, que é muito diversificado.

Aniversário e festas
O aniversário do município é comemorado em 29 de julho, tendo em vista a emancipação político-administrativa do município ter ocorrido nesta data, em 1934. As comemorações em geral envolvem uma grande exposição de animais, indústria e comércio, shows, e um festival gastronômico baseado em carne suína.
Outras grandes festas que acontecem no município, são a FENAL (Festa Nacional do Leitão Assado), que acontece em Julho, a Expo Concórdia, que acontece de dois em dois anos em novembro e a Concórdia Kerb Fest, que é uma festa estilo alemã, com muita música, comida e chopp, é realizado em novembro durante dois dias.
Festa do Vizinho
É realizada todos os anos, iniciou em 1997 com algumas ruas. Hoje mais de 500 ruas participam da festa, reunindo mais de 30 mil pessoas. É um dia onde vários vizinhos se juntam e fazem almoço, geralmente churrasco, na própria rua, que é totalmente decorada. A festa inicia-se logo de manhã e vai até o anoitecer.

Um comentário:

Roberto Zilio disse...

Nesta cidade temos grandes empresas de logistica, como a DEZ LOgistica com transportes de floresta em diversos estados, PR, BA.