sexta-feira, 11 de julho de 2008

Maguila



O lutador sergipano Adílson Rodrigues, 1,85 metro, ganhou esse apelido por sua semelhança com o personagem do desenho animado Maguila, o gorila. A primeira luta como profissional foi disputada em 4 de fevereiro de 1983. Maguila derrotou o adversário José Tavares por nocaute no terceiro assalto. Cinco meses depois, em 2 de julho, ele conquistou o título brasileiro, ao derrubar Valdemar Paulino no primeiro round.

Adilson José Rodrigues nascido em Aracaju, no dia 12 de junho de 1959 é um ex-pugilista brasileiro, e atual celebridade da TV (com participações em programas humristicos). Recebeu a alcunha de Maguila (Adilson "Maguila" Rodrigues) pela semelhança ao porte físico do personagem Maguila, o Gorila, de Hanna-Barbera.
Durante a primeira parte de sua carreira teve como principal divulgador o locutor e empresário Luciano do Valle Queiroz, parceria que rendeu algumas críticas evidentes a este último, acusado de exagerar nas qualidades de Maguila para fins de promoção de vendas. Nessa época ele foi treinado pelo famoso Angelo Dundee, que instruiu lutadores como Sugar Ray Leonard e Muhammad Ali.
A parceria com a Luqui (empresa de Luciano do Valle) terminou em 1989 após sua derrota para Walter Armando Masseroni; Luciano havia decidido pelo fim da carreira do lutador sem consulta-lo; fato com o qual Maguila não concordou.
No dia 22 de agosto de 1995, Maguila tornou-se o primeiro brasileiro campeão mundial peso pesado. O título era da inexpressiva Federação Mundial de Boxe (WBF), uma das dezenas de entidades que representam a categoria. Maguila, 37 anos, derrotou por pontos o inglês Johnny Nelson, em Osasco, na Grande São Paulo.
Encerrou a carreira profissional em 29 de fevereiro de 2000, após sua derrota por nocaute para Daniel Frank. Entre as suas derrotas mais importantes destacam-se para o lendário George Foreman, em 1990, e, um ano antes, para o então aspirante ao título Evander Holyfield. Entre as vitórias mais expressivas, venceu James Quebra-Ossos Smith e o argentino Daniel Falconi.
Principais títulos: Campeão brasileiro, sul-americano, latino-americano, pentacampeão continental, campeão das Américas e campeão mundial pela Federação Mundial de Boxe.


Fonte Guia dos Curiosos e Wikipédia

Nenhum comentário: