segunda-feira, 14 de julho de 2008

Clodovil propõe cortar número de deputados pela metade


O deputado Clodovil Hernandes (PR-SP) apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para reduzir o número de deputados federais para 250. A proposta quer limitar o número de parlamentares por cada estado a um mínimo de quatro e máximo de 35. A Câmara dos Deputados possui 513 parlamentares. As menores bancadas têm oito deputados, e as maiores, 70. Clodovil argumenta que a redução no número de deputados irá diminuir gastos e fazer uma “seleção natural” na Câmara. “[O projeto] põe tudo em ordem porque é proporcional aos estados. Obviamente, as pessoas vão se entender, porque hoje tem muito cacique e pouco índio, e fazer uma seleção natural, porque tem muito deputado que fala ‘nós vai ficar, nós vai mandar fazer, nós quer’”, argumenta.

A Mesa Diretora da Câmara devolveu a PEC ao deputado por falta de assinaturas necessárias. Segundo a Mesa, havia 160 assinaturas válidas – são necessárias no mínimo 171. A assessoria do deputado diz que a proposta foi assinada por mais de 200 deputados e que está recontando as assinaturas. Segundo a assessoria, houve problemas porque algumas assinaturas estavam ilegíveis e outras eram de suplentes que não estão mais em exercício.

A Mesa Diretora informou que novas assinaturas podem ser acrescentadas à proposta para que a PEC seja apresentada novamente em plenário.Para o deputado, o projeto irá adequar a representação na Câmara. “Vários estados do Nordeste ou do Norte têm população pequena. Então, resultado: oito deputados, três senadores, mais prefeitos de todas as regiões, mais vereadores, o estado inteiro trabalha com dinheiro público. Então tem que diminuir, tem que ser proporcional”, explica.



Fonte: G1

Foto: google

Nenhum comentário: