sexta-feira, 18 de julho de 2008

Celular, Câmera, Computador e Escova de dentes

Primeiro Celular - O primeiro celular do mundo foi lançado pela Motorola e custava cerca de R$4 mil. Pesava algo em torno dos 800 gramas, tinha capacidade para uma hora de conversação e oito horas em stand-by. Foi lançado em 1973 após 15 anos de pesquisa e US$100 MILHÕES gastos. Hoje em dia, um celular pesa em média 150 gramas, chegando por vezes, sair de graça.

Primeira Camêra digital - Lançada em 1975 pela Kodak, gravava em fitas cassete. Cada imagem demorava 23 segundos para ser gravada.
Primeiro Computador - O computador digital eletrônico de grande escala foi criado em fevereiro de 1946 e se chamava ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Calculator). Na ápoca se destacou por realizar cinco mil operações por segundo. Hoje se comparado aos computadores atuais o poder de processamento do ENIAC seria menor do que o de uma simples calculadora de bolso. O computador começou a ser feito durante a segunda guerra mundial para auxiliar o exército Norte Americano a fazer calculos de balística. Pesava 30 toneladas e ocupava 180M².

Primeira Escova de dentes - A escova mais antiga de que se tem notícia foi encontrada numa tumba egípcia de 3.000 anos a.C. Era um pequeno ramo com ponta desfiada até chegar às fibras, que eram esfregadas contra os dentes. A primeira escova de cerdas, parecida com a que conhecemos, surgiu na China, no fim do século XV. Feita de pêlo de porco, as cerdas eram amarradas em varinhas de bambu ou pedaços de ossos. Muito tempo depois, percebeu-se que as escovas de pêlos de animais juntavam umidade, prejudicial à higiene da boca, por causar mofo. Além disso, as extremidades pontiagudas das cerdas feriam as gengivas. O problema seria resolvido com o surgimento da escova de dentes com cerdas de nylon, em 1938, nos Estados Unidos.

Nenhum comentário: