sexta-feira, 4 de julho de 2008

Luciano do Valle 61 anos


Luciano do Valle Queiroz nasceu em Campinas,no dia 4 de Julho de 1947 é um locutor esportivo, apresentador de televisão e empresário brasileiro.Narrou várias copas do mundo e trabalhou em várias emissoras de rádio e televisão, como Rede Globo, Rede Record e Rede Bandeirantes. Foi locutor de Fórmula 1. Depois que saiu da Globo no início dos anos 80, desenvolveu paralelamente uma carreira de empresário e promotor de esportes: seu primeiro grande sucesso nessa carreira foi a promoção da seleção brasileira de voleibol, quando transmitiu um campeonato em São Paulo pela TV Record. Seu trabalho tornou ídolos nacionais jogadores como Bernard, Fernandão,William, Xandó, Montanaro e Renan, que depois ficaram conhecidos como a "Geração de Prata" do vôlei brasileiro". Depois promoveria a carreira de Maguila famoso lutador de boxe nacional.
Ao passar para a Bandeirantes foi responsável pela ênfase da emissora nas transmissões esportivas (seu slogan passou a ser "Canal do Esporte"), exibindo aos domingos o programa de longa duração Show do Esporte, que apresentava todo o tipo de evento esportivo, desde jogos de sinuca, boxe, automobilismo e esportes olímpicos. Apresentou ao Brasil a Fórmula Indy e a Seleção Brasileira Masters de Futebol, que contava com seus grandes amigos Rivelino, Edu e Dario. Durante o verão brasileiro, transmitia várias modalidade de esportes de praia, em programas especiais de verão.
Durante sua fase de empresário, Luciano ganhou dinheiro e fez sucesso, mas também colheu inimizades, como a do seu ex-grande ídolo Emerson Fittipaldi, com quem teve atritos ao negociar os direitos de transmissão das corridas. Fittipaldi negociou com as emissoras concorrentes, o que desagradou Luciano.
Em 1989 envolveu-se num episódio com o lutador Maguila, que na época era patrocinado pela Luqui (empresa pertencente a Luciano); Luciano do Valle teria determinado o fim da carreira do lutador sem consultá-lo, fato com o qual Maguila não concordou.
No Show do Esporte seu parceiro durante muito tempo foi Juarez Soares, que teve que se demitir por conta de alguns comentários entendidos como ofensas por dirigentes de clubes de fora de São Paulo e da CBF.
Atualmente reduziu suas atividades empresariais, continuando como narrador e transmite o Campeonato Brasileiro pela Band. Apresentou o programa Apito Final, pela TV Bandeirantes, durante a Copa do Mundo de 2006, e transmitiu os jogos do Brasil na mesma copa pelo canal de televisão a cabo Band Sports. Em 2008 envolveu-se em nova polêmica, ao fazer um comentário na rede local do Recife detonou colegas de profissão como Neto, Oscar Godói, Milton Neves e Flávio Prado, ás vésperas da final da Copa do Brasil 2008.
Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: