sexta-feira, 27 de junho de 2008

Quem é Heloisa Helena?


Heloísa Helena Lima de Moraes Carvalho nasceu em Pão de Açúcar, 6 de junho de 1962 é enfermeira, professora e política brasileira.Heloísa Helena desde muito jovem é ligada aos movimentos sociais e sindicais, ingressando na militância política no início da década de 90 em Maceió (Alagoas), onde participou de ações que visavam à defesa de minorias e segmentos sociais menos favorecidos.
Formada em Enfermagem, é professora de Epidemiologia da Universidade Federal de Alagoas(cargo do qual licenciou-se, por 14 anos, sem remuneração, para dedicar-se a funções políticas). Em Março de 2007, após o término do seu mandato no Senado, reassumiu a função.
Filiada ao Partido dos Trabalhadores, foi eleita em 1998 Senadora por seu estado natal. Formando um grupo dissidente de esquerda às ações do Governo Lula, junto a outros parlamentares desta legenda (como os deputados Babá e Luciana Genro) que por não concordarem com as decisões ditas "neoliberais" do setor econômico do Partido, passaram a votar contra as determinações do partido. Expulsos em 14 de dezembro de 2003, fundaram um novo partido.

Heloísa Helena converteu-se de apoiadora em crítica ao governo do PT, sobretudo diante das muitas denúncias de corrupção e desvios de verbas públicas, integrando as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) formadas.
Exerceu recentemente o mandato de Senadora da República pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Foi candidata à presidência pela Frente de Esquerda constituída pelos partidos (PSOL), (PSTU) e (PCB), tendo conseguido pouco mais de 6% dos votos na apuração final.

Cronologia
Até 1992 - Atividade política do Movimento Estudantil, dedicando-se posteriormente ao Movimento Docente e Sindical.
1992 - Eleita vice-prefeita de Maceió pela coligação PSB/PT;
1994 - Eleita deputada estadual em Alagoas, atuando na área da saúde, educação e reforma agrária, dentre outras;
1998- Eleita a primeira senadora por Alagoas;
2003 - Expulsão do PT;
2004 - Participa da fundação do PSOL, no dia 6 de junho Partido Socialismo e Liberdade;
2006 - Candidatura à Presidência da República pela coligação P-SOL/PSTU/PCB.

Nenhum comentário: