quinta-feira, 12 de junho de 2008

Lula: CSS "não é problema do governo"

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a eventual criação da Contribuição Social para a Saúde (CSS) não é "problema" do governo, que não vai "articular" ou se "envolver" na possível criação da nova Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). Na avaliação do presidente, a CSS é "sobretudo um problema da bancada da saúde". "A CSS é uma criação do Congresso Nacional. O governo não participa de articulação. Os companheiros deputados e senadores que são ligados à área da saúde criaram a CSS. Agora vamos aguardar o resultado. O governo não vai articular, o governo não vai se envolver. É um problema do Congresso Nacional e, sobretudo, diria que é um problema da bancada de saúde", afirmou o presidente.
Lula evitou comentar o placar da votação plenária de ontem na Câmara dos Deputados, quando o governo conseguiu apenas dois votos a mais que o mínimo necessário para aprovar o novo tributo. "Eu nem sei quantos deputados havia em plenário", disse.
Por 259 votos a favor e 159 contra, a Câmara aprovou na noite de ontem a proposta que cria a CSS, alternativa apresentada por parlamentares governistas para manter os investimentos em hospitais públicos mesmo após a extinção da CPMF. Após mais de nove horas de discussão, os deputados rejeitaram o destaque apresentado pela bancada dos Democratas contra a CSS e mantiveram a proposta governista da "nova CPMF".


Fonte: Terra

Nenhum comentário: