quinta-feira, 5 de março de 2009

Exportadores formam 'fila do frango' em ministério

Leonardo de Lima Albuquerque, acampado no saguão do Ministério do Desenvolvimento, em Brasília, há 13 dias guarda lugar na fila para garantir cota de exportação de frango para a C.Vale

Desde o Carnaval, o desempregado Ari Sergio Verussa passa os dias em uma fila inusitada. De dentro de seu Fusca 1979, estacionado em frente à sede do Ministério do Desenvolvimento, ele guarda lugar para a Cooperativa Consolta (Copacol) na fila de espera por uma cota nas exportações de frango para a União Européia. O plantão vai das 7h às 19h. Depois, outro "contratado" o substitui.

Como Verussa, estão na fila "representantes" de outras quatro exportadoras: C.Vale, Copagril, Big Frango e Sadia. Essa "fila do frango" reflete a disputa pelo direito de exportar até US$ 320 milhões que podem ser embolsadas pelos 40 frigoríficos habilitados nesse sistema. A situação incomum deriva da exigência da UE em manter 30% do total da cota para quem chegar primeiro ao guichê do protocolo em 1º de abril.

O universitário Leonardo de Lima Albuquerque, acampado no saguão do ministério há 13 dias, guarda lugar para a C.Vale e se reveza no trabalho com mãe e o padrasto. Mas todo esse esforço poderá ser inútil. O ministério deve adotar protocolo eletrônico.

Fonte: http://www.valoronline.com.br/

Nenhum comentário: