terça-feira, 17 de março de 2009

Ao lado de Obama, Lula diz que 'decisões políticas' podem resolver crise

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado (14), ao lado do líder americano Barack Obama, que decisões políticas tomadas no próximo encontro do G20 (grupo que reúne as maiores economias e os principais países emergentes) podem resolver a crise financeira mundial.

"O presidente Obama e eu estamos convencidos que a crise econômica pode ser resolvida por decisões políticas no encontro do G20", afirmou Lula, falando a jornalistas ao lado de Obama, após reunião na Casa Branca.

O presidente brasileiro alertou, no entanto, que tais decisões - não especificadas - precisam ser tomadas rapidamente: "a decisão precisa ser mais rápida, porque o número de desempregados está aumentando no mundo. E o desempregado de hoje é o problema de amanhã".

O G20 se reunirá no início de abril em Londres, na Inglaterra, e espera-se que durante a reunião possam ser tomadas medidas comuns para enfrentar a crise financeira.
Segundo Lula, é preciso "restabelecer a credibilidade e a confiança da sociedade no sistema financeiro". Para isso, ele disse que é necessário "fazer com que o crédito volte a fluir normalmente dentro de cada país e facilitar o fluxo comercial entre as nações".

Por sua vez, Obama desmentiu a existência de divergências entre os países industrializados e emergentes do G20 sobre os meios para resgatar a economia global.


Fonte: G1 e Revista Época

Nenhum comentário: