domingo, 19 de outubro de 2008

BTG compra ativos do Lehman Brothers no país

O Banking & Trading Group (BTG), do banqueiro André Esteves, informou nesta terça-feira (14) que comprou a unidade do Lehman Brothers no Brasil. O BTG é uma empresa global de investimentos que administra cerca de US$ 800 milhões em patrimônio próprio e de seus sócios-fundadores, com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Londres, Nova York e Hong Kong.
Nos Estados Unidos, o Lehman pediu concordata no último dia 15 de setembro, poucos tempo depois do início do funcionamento do BTG no Brasil. O valor do negócio não deverá ser divulgado, mas a aquisição envolveria que o BTG assuma uma dívida do Lehman Brothers no Brasil com o banco nos EUA. Atividade não-financeira
O Lehman Brothers do Brasil é uma empresa não-financeira, que realiza atividade de trading e originação de ativos. Segundo a nota do BTG, "a infra-estrutura e equipe da Lehman Brothers Brasil são complementares à BTG e contribuirão para acelerar o crescimento do grupo".
"O Lehman Brothers Brasil havia requisitado recentemente ao Banco Central do Brasil uma licença para se tornar um banco. Entretanto, tanto o segmento de banco de investimento como o processo de licenciamento bancário do Lehman Brothers do Brasil foram descontinuados. A BTG reitera, assim, seu foco na gestão de patrimônio próprio e de seus clientes", acrescentou o BTG na nota.
André Esteves, que foi chefe global da área de renda fixa, câmbio e commodities do UBS, fundou o BTG logo depois de deixar o cargo de chairman e presidente-executivo do UBS na América Latina, em junho deste ano. Ele tornou-se uma das pessoas mais ricas do Brasil ao vender o Pactual para o UBS, em 2006.

Fonte: Agência Estado e da Reuters

Nenhum comentário: