sábado, 16 de agosto de 2008

Dorival Caymmi morre aos 94 anos no Rio


Dorival Caymmi nascido em Salvador, no dia 30 de abril de 1914 falecio hoje no Rio de Janeiro, era um cantor, compositor e pintor brasileiro. Compôs sobre os hábitos, costumes e as tradições do povo baiano. Tendo como forte influência a música negra, desenvolveu um estilo pessoal de compor e cantar, demonstrando espontaneidade nos versos, sensualidade e riqueza melódica. Morreu em 16 de agosto de 2008, aos 94 anos, em casa, às seis horas da manhã, por conta de insuficiência renal e falência múltipla dos orgãos.Estava doente desde 2007, permanecendo em internação domiciliar desde dezembro.
Em 1938, mudou-se para o Rio de Janeiro. Lá, apresentou-se na Rádio Tupi, cantando uma de suas composições mais conhecidas: O que É que a Baiana Tem?, que no filme Banana da Terra, de 1938, foi interpretada por Carmem Miranda. Invoca principalmente a tragédia de negros e pescadores da Bahia: O Mar, História de Pescadores, É Doce Morrer no Mar, A Jangada Voltou Só, Canoeiro, Pescaria, entre outras.
Poeta popular, compôs outras obras como Marina, Modinha para Gabriela, Maracangalha, Saudade de Itapuã, O Dengo que a Nega Tem, Rosa Morena. Filho de Durval Henrique Caymmi e Aurelina Soares Caymmi, era casado com Adelaide Tostes, a cantora Stella Maris. Todos os seus três filhos são também cantores: Dori Caymmi, Danilo Caymmi e Nana Caymmi.
Filho de santo de Mãe Menininha do Gantois, para quem escreveu em 1972 a canção em sua homenagem: "Oração de Mãe Menininha", gravado por grandes nomes como Gal Costa e Maria Bethânia.

Nenhum comentário: